Dúvidas Frequentes

O que é o Reiki?

Reiki é uma terapia complementar baseada na canalização da Energia Universal, através da imposição de mãos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual) de quem a recebe, com a possibilidade de contribuir no tratamento de doenças e seus sintomas, promovendo saúde e bem-estar a quem doa ou recebe e pessoas do seu convívio.

Qual a indicação para o Reiki?

Não é preciso estar doente para receber Reiki uma vez que o equilíbrio energético é importante em qualquer situação da vida e dia-a-dia. Receber Reiki vai proporcionar um relaxamento profundo, combater o stress, inquietações, angústias, insônia ou qualquer situação que envolva deficiência e falta de vitalidade. Considere que doenças sérias e de alto risco surgem de desequilíbrios para os quais não se dá atenção e assim, progressivamente, se agravam.

O Reiki é uma massagem?

Não. O Reiki não é uma massagem. Apesar do toque suave causar uma sensação confortável podendo aumentar a sensibilidade e entrega do receptor, o contato físico não é obrigatoriamente necessário.

Qual é a origem do Reiki?

O Reiki é um método de cura muito antigo, datando de cerca de 2.500 anos atrás, e que foi redescoberto no século XIX por Sensei Mikao Usui, monge, terapeuta e estudioso de vários métodos, nascido em 15 de Agosto de 1865, em Tanai, no Japão. Saiba mais: A Redescoberta do Reiki

O Reiki é uma Terapia Alternativa?

Sim, mas é melhor definido como uma terapia complementar. O Reiki, por natureza, trabalha em harmonia com qualquer tratamento inclusive os da medicina tradicional. É muito importante ressaltar que o Reiki não substitui outros tratamentos convencionais, como a medicina alopática ou a psiquiatria.

Nenhum reikiano está habilitado a dar diagnósticos, interferir em outros tratamentos ou prescrever remédios, salvo se tiver formação para tal. Seu trabbalho é complementar, auxiliando na recuperação do equilíbrio vital natural do ser humano.

O que acontece em uma sessão de Reiki?

Durante a sessão de Reiki, o terapeuta efetuará uma série de posições com as mãos, diretamente na pessoa sendo atendida. A Energia Reiki é inteligente, e agirá nos pontos e na intensidade necessária para a pessoa naquele momento, de forma a restaurar o equilíbrio como um todo. Durante as posições as mãos ficam paradas, de forma que a energia flua livremente, e o reikiano determinará as posições que sentir serem mais adequadas.

É importante deixar claro que o terapeuta é apenas um canal para a Energia Reiki, um meio, nada vem dele próprio.

Eu preciso trazer uma toalha ou alguma roupa de banho?

Não. A energia Reiki atravessa qualquer peça de roupa que você estiver usando. Você ficará vestido durante a sessão. Recomendamos no entanto que evitem roupas apertadas, para que você fique mais confortável e assim o relaxamento seja mais profundo.

O Reiki tem contra-indicações ou limite de idade?

O Reiki é uma energia neutra, sem polaridade, e desta forma não tem qualquer contra-indicação. Também pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade. É recomendado que a sessão tenha menor duração em crianças e idosos por estes apresentarem uma sensibilidade maior à aplicação.

Quanto tempo dura uma sessão de Reiki?

Uma sessão tradicional dura de 45 minutos a uma hora, podendo ser estendida caso o terapeuta sinta esta necessidade. Cada sessão pode ser desenhada de forma a focar em alguma área específica: dimensão física/material, mental, emocional, em um membro, parte do corpo ou doença específica; por este motivo podem ser recomendadas mais sessões.

Há casos em que o Reiki é aplicado durante 15 minutos, comumente em eventos grandes ou em ações sociais e de voluntariado. Mesmo este tipo de aplicação já relaxa muito e promove bem-estar. Sempre que tiver a oportunidade receba o Reiki.

O Reiki é uma religião?

É comum que algumas pessoas acreditem que o Reiki é uma religião, o que não é correto. A terapia Reiki, ou o uso da Energia Universal através do Reiki não constitui uma religião, tampouco crença. Trata-se de um método totalmente natural e holístico, que utiliza somente a energia já presente no Universo, e em todos nós. Ela não discrimina nem vai contra as religiões, pois a energia não reconhece grupos e tratará o ser humano como um ser único.

O Reiki não é vinculado a qualquer religião específica. Todos podem manter as suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia Reiki.

Quantas sessões eu vou precisar?

Esta é uma questão muito comum, porém sem uma resposta padrão, pois os resultados e as necessidades são diferentes para cada um. É recomendado sempre, para quem nunca teve uma sessão de Reiki, que primeiro agende uma sessão avulsa, para sentir e conhecer a terapia.

Palavras nos ajudam a entender racionalmente o que é o Reiki, mas o Reiki verdadeiro é sentido pelo coração, e somente a vivência permite esta experiência.

O Reiki pode ser aplicado a objetos e ambientes?

Sim. Tudo é energia e da mesma forma que a canalização da energia Reiki harmoniza o campo energético de seres vivos, tem a capacidade de ajustar o fluxo de energia também em ambientes físicos como sua casa, empresa e veículos (carros, motos, etc).

O Reiki pode ser aplicado a animais?

O Reiki tem alcançado ótimos resultados como terapia complementar veterinária. Os animais também podem receber Reiki e parecem apreciar muito.

Acredita-se que os animais de estimação são reikianos naturais e devido à sua alta sensibilidade conseguem efeitos de reequilíbrio energético, emocional e até físico no ambiente e proprietários.

 

Tem mais dúvidas? Sinta-se totalmente a vontade para esclarecê-las nos comentários ou via nossa página de contato.

Baseado em texto do site Terapia Reiki

2 comentários em “Dúvidas Frequentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.